Monitores

FB TraceManager

Ferramenta para ser usada no Firebird 2.5 (ou superior), que permite visualizar de forma clara e estruturada os logs de trace gerados no banco de dados.


FB TraceManager Lite

Ferramenta para ser usada no Firebird 2.5 (ou superior), que permite visualizar de forma clara e estruturada os logs de trace gerados no banco de dados. A versão lite é gratuita (mas possui limitações).


FBScanner

O FBScanner trabalha como um proxy, entre as conexões cliente e o servidor Firebird. Com isso, ele pode monitorar toda a comunicação feita entre as aplicações e o Firebird, fornecendo dados como: conexões ativas (IP/Name, duração, consumo de CPU), queries (comando executado, status, parâmetros) e transações (incluindo seus parâmetros). Funciona com o Firebird (V1.x e V.2x) e InterBase (V4.0 até 2007). Os usuários da FireBase podem adquirir o FBScanner por um preço com desconto, através da loja-line do site.


FBScanner - Guia do Usuário

Versão em Português do Guia do Usuário do FBScanner. O FBScanner é uma ferramenta que permite monitorar e analisar toda a conversa entre aplicações cliente e o servidor Firebird, facilitando a detecção de gargalos de performance, queries ruins, falhas em comandos SQL, quedas de conexão, etc. Funciona com todas as versões do Firebird, e pode ser adquirido com desconto na loja on-line da FireBase. Uma versão de demonstração também está disponível para download.


FireBase Monitor 1.0

Monitor para bancos de dados Firebird 2.1 (ou superior) desenvolvido por Carlos H. Cantu.


Firebird-Monitor

Permite monitorar em realtime as transações, conexões, comandos sql, uso de I/O, etc. em servidores Firebird versão 2.5 ou superior.


IB ConSvc

Utilitário para monitorar as conexões em um servidor IB/FB e recuperar informações como Hostname, IP, etc... Útil para procurar problemas de rede.


MiTec IB Performance Monitor 1.1

Analisador de performance para o Interbase 6 - Freeware


Port Guardian (dbguard)

Utilitário para Linux que monitora/loga os pacotes TCP/IP trafegados nas portas definidas (padrão é 3050), além de sinalizar quando o servidor Firebird está offline, etc.


jMonitor

Monitor (open source) escrito em Java, que funciona com o Firebird 2.1 ou superior, e em qualquer sistema operacional. Recursos: Monitor connections; Monitor transactions; Monitor slow SQL statements; Cancel connections; Cancel SQL statements; Manage registration databases; Manage recorded logs.