A história da FireBase

O site "Interbase-BR" (sim, esse foi o nome original desse site) nasceu da minha iniciativa pessoal, por volta de Maio de 2000, com o intuito de promover e divulgar o banco de dados InterBase no Brasil. Naquela época, não existia nenhum site em português dedicado ao assunto.

Juntamente com o site (quando o domínio ainda era interbasebr.tsx.org), uma lista de discussão foi criada no antigo eGroups (atual/falecido YahooGroups) para oferecer suporte gratuito aos novos usuários. Em pouco tempo, a lista já contava com dezenas de usuários e o movimento cresceu proporcionalmente. No começo, eu praticamente "caçava" usuários nas listas internacionais de InterBase, procurando por mensagens que tinham remetentes com email ".com.br" e os convidava (um a um) para conhecer o site e se associar à lista.

Por duas vezes fui pego de surpresa com a menção do site e da lista na revista Exame Informática (já com domínio próprio - www.interbase-br.com). Também fomos listados nos principais sites de InterBase no mundo como, por exemplo, na página da Borland, Claudio Valderrama, IBPhoenix, IBObjects, etc...

Durante muito tempo, a lista de discussão da FireBase teve uma movimentação mensal maior do que a lista internacional de suporte ao Firebird, sinal de que os brasileiros adotaram realmente o FB como SGBD preferido em seus projetos.

Ao longo do percurso, comecei a escrever artigos sobre o InterBase/Firebird para a revista Clube Delphi e posteriormente fui convidado à fazer parte da equipe editorial dela. Anos depois, comecei a escrever artigos sobre Firebird para a revista ActiveDelphi, atuando como colunista durante muitos anos.

Com o lançamento oficial do Firebird e consequente migração de grande parte dos usuários do InterBase para o Firebird, o site sofreu algumas alterações:

  • O nome do site foi alterado para FireBase (uma mistura de FIREbird e interBASE)
  • O logo do site passou a ser uma Fênix (símbolo do Firebird) "verde-amarela".
  • O site anteriormente "estático" foi alterado para refletir conteúdo dinâmico, tendo como fonte de dados uma base de dados Firebird acessada por uma aplicação CGI em Kylix + IBO. Atualmente o site é feito em PHP acessando Firebird.
  • Em 2021, o site passou a ser responsivo e um novo logotipo foi intruduzido.

O site também serve para divulgação dos meus serviços profissionais como desenvolvedor/consultor Firebird, e oferece também alguns produtos relacionados ao Firebird.

Seja bem vindo, e que sua estadia em nosso grupo seja longa e proveitosa !

Carlos H. Cantu
(atualizado em 10/2021)