Temos uma política bastante restritiva em relação a anúncios no site. Eles nunca irão te atrapalhar!
Além disso, usamos banners para lhe informar de assuntos importantes. Os bloqueadores de anúncios impedem que esses banners sejam visualizados.
Sendo assim, para continuar, é importante que você desligue o bloqueador de anúncio e recarregue a página. Obrigado!

A história da FireBase

O site "Interbase-BR" (sim, esse foi o nome original desse site) nasceu da minha iniciativa pessoal, por volta de Maio de 2000, com o intuito de promover e divulgar o banco de dados InterBase no Brasil. Naquela época, não existia nenhum site em português dedicado ao assunto.

Juntamente com o site (quando o domínio ainda era interbasebr.tsx.org), uma lista de discussão foi criada no antigo eGroups (atual/falecido YahooGroups) para oferecer suporte gratuito aos novos usuários. Em pouco tempo, a lista já contava com dezenas de usuários e o movimento cresceu proporcionalmente. No começo, eu praticamente "caçava" usuários nas listas internacionais de InterBase, procurando por mensagens que tinham remetentes com email ".com.br" e os convidava (um a um) para conhecer o site e se associar à lista.

Por duas vezes fui pego de surpresa com a menção do site e da lista na revista Exame Informática (já com domínio próprio - www.interbase-br.com). Também fomos listados nos principais sites de InterBase no mundo como, por exemplo, na página da Borland, Claudio Valderrama, IBPhoenix, IBObjects, etc...

Durante muito tempo, a lista de discussão da FireBase teve uma movimentação mensal maior do que a lista internacional de suporte ao Firebird, sinal de que os brasileiros adotaram realmente o FB como SGBD preferido em seus projetos.

Ao longo do percurso, comecei a escrever artigos sobre o InterBase/Firebird para a revista Clube Delphi e posteriormente fui convidado à fazer parte da equipe editorial dela. Anos depois, comecei a escrever artigos sobre Firebird para a revista ActiveDelphi, atuando como colunista durante muitos anos.

Com o lançamento oficial do Firebird e consequente migração de grande parte dos usuários do InterBase para o Firebird, o site sofreu algumas alterações:

  • O nome do site foi alterado para FireBase (uma mistura de FIREbird e interBASE)
  • O logo do site passou a ser uma Fênix (símbolo do Firebird) "verde-amarela".
  • O site anteriormente "estático" foi alterado para refletir conteúdo dinâmico, tendo como fonte de dados uma base de dados Firebird acessada por uma aplicação CGI em Kylix + IBO. Atualmente o site é feito em PHP acessando Firebird.
  • Em 2021, o site passou a ser responsivo e um novo logotipo foi intruduzido.

O site também serve para divulgação dos meus serviços profissionais como desenvolvedor/consultor Firebird, e oferece também alguns produtos relacionados ao Firebird.

Seja bem vindo, e que sua estadia em nosso grupo seja longa e proveitosa !

Carlos H. Cantu
(atualizado em 10/2021)