Notícias
O FastReport é um dos melhores geradores de relatórios da atualidade. Os participantes do FDD poderão adquirir as licenças do FastReport por preços começando em R$ 69! Veja agora no site do evento os valores inacreditáveis para todos os tipos de licença do FastReport, FastScript e FastCube que estarão a venda no evento!
É importante que os usuários do Firebird votem na nomeação do projeto no Sourceforge Community Choice Awards, a fim de aumentar a visibilidade do projeto em todo o mundo. Ano passado, o FB ganhou em primeiro lugar em duas categorias. Vamos repetir a dose este ano, vote agora!
No Firebird 2.5, a partir de um banco de dados, será possível fazer queries em outros bancos de dados, usando o comando EXECUTE STATEMENT. A documentação com todos os detalhes deste recurso já está disponível. O primeiro Alpha da versão 2.5 deve sair nas próximas semanas. Usando este recurso juntamente com as tabelas temporárias (GTTs), será possível agregar informações de diferentes bancos de dados em uma única tabela, facilitando muito a criação de relatórios que precisem agregar informações de diferentes bases, etc.
Hoje é o último dia para fazer sua inscrição para o Firebird Developers Day pagando apenas R$ 75. A partir de amanhã, o valor sobe! Não perca a chance, faça já sua inscrição para o maior evento de banco de dados Firebird no mundo! Já estamos com mais de 50% das vagas preenchidas. Inscreva-se agora!
Aproveitando a presença de Dmitry Yemanov (chefe da equipe de desenvolvimento do Firebird) e Dmitri Kouzmenko (IBSurgeon) para o 5º Firebird Developers Day, serão realizadas no dia 18/Julho (véspera do FDD) duas "Master Classes" com duração de aprox. 3h cada, abordando dois temas muito importantes sobre o Firebird. Aproveite sua vinda para o FDD e inscreva-se nas MasterClasses. Atenção! As Master Classes serão em inglês, e não haverá tradução. Veja todas as informações aqui. POUQUÍSSIMAS VAGAS!
Anualmente, o SourceForge promove uma nomeação entre seus usuários para votar qual o melhor projeto OpenSource hospedado no serviço. Ano passado, o Firebird ganhou em duas categorias! Este ano, vamos tentar repetir a dose! Mas para isso, o projeto precisa que você dê o seu voto. Além do Firebird, você poderá também nomear a ferramenta FlameRobin.
O driver TBODBXFB padrão DBX4, específico para Firebird, e desenvolvido por Thiago Borges de Oliveira, sofreu diversas atualizações e atualmente está na sua versão Release Candidate. Pode ser uma boa opção para quem utiliza Delphi 2007 e não quer depender do driver InterBase da "Borland".
Faça agora sua inscrição para o 5º Firebird Developers Day e garanta sua vaga, pagando menos! Visite o site oficial e confira todas as informações sobre o maior evento de Firebird do planeta! Para fazer sua inscrição, use o link apropriado que aparecerá logo após fazer o login no site da FireBase.
A quinta edição do Firebird Developers Day, a ser realizada no dia 19/Julho em Piracicaba-SP, terá a presença de Dmitry Yemanov, chefe da equipe de desenvolvedores do Firebird. Esta é a primeira vez que Dmitry vem ao Brasil, e suas palestras com certeza serão de grande valia para todos os presentes.
É necessário tomar alguns cuidados na migração de uma base de dados já existente, para o Firebird 2.1, especialmente quando a metadata do banco contém caracteres não-ASCII (como letras acentuadas, etc). O release notes traz informações de como proceder para corrigir o problema. Um guia (em português) também foi disponibilizado na área de artigos da FireBase.
Estes slides são de Michael (Monty) Widenius, autor original do MySQL, e falam do futuro do projeto, atuais problemas, e porque ele acredita que o MySQL não seja realmente um projeto Open Source. Vale a pena ser lido, para comparar algumas coisas com o Firebird.
Acaba de ser lançada a versão 2.1 oficial do Firebird! Repleta de novos recursos, como tabelas temporárias, monitoramento do banco de dados, protocolo de conexão otimizado, triggers de conexão e de transação, etc., esta versão vinha sendo aguardada com entusiasmo pela comunidade!
Estamos realizando uma pesquisa para saber quais recursos, dentre os listados, os usuários Brasileiros consideram mais importantes/urgentes para uma futura versão do Firebird. Participe da pesquisa, votar é simples e rápido!
O FBScanner trabalha como um proxy, entre as conexões cliente e o servidor Firebird. Com isso, ele pode monitorar toda a comunicação feita entre as aplicações e o Firebird, fornecendo dados como: conexões ativas (IP/Name, duração, consumo de CPU), queries (comando executado, status, parâmetros) e transações (incluindo seus parâmetros). Funciona com o Firebird (V1.x e V.2x) e InterBase (V4.0 até 2007). Os usuários da FireBase podem adquirir o FBScanner por um preço com desconto, através da loja-line do site.