Notícias
Através do tracker do Firebird, é possível verificar o que estará disponível nas próximas atualizações do Firebird 2.1.x, 2.5.x e 3.x. Muitos bugs corrigidos! Um Release Notes automatizado, com as funcionalidades do FB 3 Beta1 também pode ser visto em http://tracker.firebirdsql.org/secure/ReleaseNote.jspa?projectId=10000&styleName=Html&version=10332.
Aparentemente, o número de casos de vírus que compactam os arquivos com senha e pedem um resgate ($$$) para fornecer a senha de descompactação está aumentando, sendo que esses virus estão atacando também arquivos FDB (geralmente a extensão usada em bases de dados Firebird). Lembre-se de ter sempre backups atualizados, e preferencialmente armazenados em uma máquina diferente do servidor, ou na nuvem. Lembre-se também que usuários e processos “normais“ não devem/precisam ter acesso físico ao arquivo da base de dados. Apenas o processo do Firebird precisa ter acesso a esses arquivos. Proteja os arquivos dando permissões de acesso corretamente no sistema operacional, e evite dores de cabeça.
Além do virus, crackers estão acessando servidores Windows via brute force, e criptografando os arquivos relacionados a bases de dados e sql, conforme este link, exigindo pagamento para receber as chaves de recuperação.
Mais informações foram publicadas no blog da ESET. Apesar do artigo não referenciar as extensões fdb ou gdb (geralmente usadas em bases Firebird), acredito que elas também sejam afetadas pela praga.
A Amazon começou a oferecer a possibilidade de ter uma conta na AWS e usar alguns serviços gratuitamente (com algumas limitações, obviamente). No serviço EC2, pode-se ter acesso a um servidor virtual na nuvem, rodando Linux ou Windows, com a possibilidade de instalar e rodar o Firebird! Um mini-guia de como fazer isso está disponível aqui.
Se você gostaria de acessar um servidor Firebird remoto, de uma aplicação Android, aprenda a compilar a biblioteca cliente do Firebird para o Android, permitindo assim realizar conexões C/S nativamente. Uma versão já compilada da biblioteca da versão 3.0 também foi disponibilizada.
O Citrix® EdgeSight™ (solução para gerenciamento de performance e disponibilidade para o XenDesktop) faz uso do Firebird para armazenar as informações de performance, conforme pode ser conferido na página de suporte
Quantas outras grandes empresas provavelmente também usam o Firebird em seus produtos, e nós nem ficamos sabendo? ;-)
A IBSurgeon atualizou a ferramenta IBFirstAid (recuperação de bases de dados corrompidas) para a versão 3.7. Essa versão traz muitas melhorias internas, permitindo a recuperação de mais dados, além de um extrator que varre a base corrompida e exporta os dados para uma nova base. É altamente recomendável que os usuários atualizem para essa nova versão. Brasileiros podem adquirir a ferramenta com desconto, através do link disponível na loja online da FireBase.
Os brasileiros que tiverem real interesse em participar da próxima edição do FDD podem responder a pesquisa que está online até o dia 21/Fevereiro, apontando suas preferências sobre data, temas, etc.
A versão alpha 2 do tão aguardado Firebird 3 acaba de ser liberada para testes, contendo mais algumas novidades que ainda estão sendo desenvolvidas, além de inúmeros bugs corrigidos. O time de desenvolvedores pede que todos que puderem baixem, testem e reportem qualquer problema no tracker do Firebird. As novidades podem ser vistas em http://web.firebirdsql.org/download/prerelease/rlsnotes/Firebird-3.0.0_Alpha2-ReleaseNotes.pdf.
Uma nova versão do FBScanner (3.6.1) acaba de ser lançada. O FBScanner é uma ferramenta para auditoria e monitoramento de conexões, transações, e queries em bases de dados Firebird (1.0 - 2.5), sendo um ótimo utilitário para otimização de performance e debugging de SQL.
Os usuários que já compraram o FBScanner nos últimos 12 meses já pode baixar a nova versão no IBSurgeon Deploy Center.
Os brasileiros podem comprar o FBScanner com desconto exclusivo através da Firebase. Vejam também o guia em português.