Notícias
Há alguns meses atrás o governo americano anunciou um investimento de um milhão de dólares na análise do código de alguns softwares open source, entre eles, o Firebird. Os primeiros resultados dos testes surgiram há algumas semanas, produzidos por uma ferramenta de análise de código automatizada, chamada Coverity. A ferramenta apontou 168 possíveis problemas no código do Firebird, em sua grande maioria no módulo ICU (internacionalização). Claudio aponta em seus comentários que o módulo ICU utiliza uma biblioteca criada pela IBM, e que nenhum dos problemas apresentados afeta a estabilidade do Firebird.
Holger Klemt - autor do IBExpert - acaba de postar no site FirebirdNews o resultado de alguns testes feitos no FB 1.5.3, FB 2.0 e IB 7.51. Basicamente, um banco de dados vazio foi criado e populado através de stored procedures que geravam registros em diversas tabelas do banco, usando dados reais. O BD final ficou com cerca de 200MB. O FB 1.5.3 levou cerca de 486 segundos para completar a tarefa. O FB 2.0 levou cerca de 244 segundos! O IB 7.51 levou 838 segundos. A máquina utilizada foi um AMD Athlon 64 x2 3800 with 2 GB RAM.
Se você conhece um grande exemplo de utilização do Firebird, seja por uma empresa famosa ou por um produto famoso, ou até por alguma característica inusitada, reportem através do site FirebirdNews, para que possamos construir uma lista que sirva como base para mostrarmos aos que ainda tem alguma ressalva na utilização do FB em grandes projetos.
O livro "Firebird - Dicas de segurança" já está disponível na loja online da FireBase. Foi lançada uma promoção onde adquirindo os livros "Firebird Essencial" + "Dicas de Segurança", o comprador ganha um "Kit FDD" , composto por mousepad, chaveiro, botton e caneta do FDD. Quem comprar os livros isoladamente ganha um mousepad do FDD.
Acaba de ser lançado no mercado brasileiro o livro Firebird - Dicas de segurança, de autoria de Luiz Paulo de Oliveira Santos. O livro traz várias dicas e informações para a utilização mais segura do Firebird. O autor foi palestrante nas duas edições do FDD e na Conferência Internacional de Firebird, realizada em Praga.
A pedido de Artur Anjos, estamos publicando essa notícia:
"Estamos à procura de alguém com um talento natural como Artista Gráfico para nos ajudar a melhorar o "look & feel" de um documento com alta qualidade gráfica para a Fundação Firebird.
Se nos podes ajudar, por favor escreva-me para connect@firebirdsql.org.
Artur Anjos
Firebird Connect!
hhttp://www.firebirdsql.org/connect
Acabo de publicar no site FirebirdNews uma entrevista realizada via email com Ann Harrison, sobre os recentes acontecimentos envolvendo Jim Starkey, MySQL, Firebird e ela própria. A intenção é clarear um pouco mais para a comunidade, qual será o papel da Ann junto aos dois projetos.
A MySQL AB, responsável pelo banco de dados MySQL, acaba de comprar a Netfrastructure, empresa de Jim Starkey, criador do InterBase e principal desenvolvedor do Vulcan. Jim estará a partir de agora, trabalhando em tempo integral para a MySQL AB. O trabalho com a integração do Vulcan no código do Firebird continuará sendo feito pelo time de desenvolvedores do Firebird.
A edição de Fevereiro da revista Pequenas Empresas/Grandes Negócios traz um artigo com o título "Baú digital", na seção Tecnologia, que dá algumas dicas na escolha de um banco de dados. O Firebird é mencionado entre os bancos disponíveis.
A edição 2006 do anuário InfoCorporate traz uma matéria sobre banco de dados, onde foi publicada parte de uma entrevista realizada comigo por telefone há alguns meses atrás. A FireBase também aparece listada como empresa de suporte e consultoria sobre Firebird no Brasil. O referido trecho pode ser visto abaixo:
A Borland acaba de anunciar planos para vender sua linha de IDE (que inclui o Delphi). A empresa vai focar agora somente as soluções ALM. Na minha opinião, o Delphi não estava tendo a atenção merecida nos últimos anos, portanto, com um novo dono, as coisas podem melhorar - mas podem piorar tb...