Usuários: 77270
Artigos: 229
Dicas: 140
Downloads: 329
21.01.18

Exibir notícias dos últimos 30 dias
Exibir índice de todas as notícias
Ver notícias do período de à

[11/01/18] Corrigido link para compra com desconto do FastReport
Aqueles que tentaram comprar o FastReport com 20% de desconto, através do link da loja online da FireBase, não estavam conseguindo acessar a página com os valores. O link foi corrigido, e agora está funcionando normalmente.
[10/01/18] Pesquisa de interesse para o 15º FDD
Queremos ouvir todos aqueles que pretendem participar do décimo quinto Firebird Developers Day, para que tenhamos uma edição muito especial de 15 anos. Se você pretende participar, responda agora a pesquisa disponível em esurv.org/?u=15FDD.
[09/01/18] Correções do Meltdown/Spectre afetam negativamente o Firebird
Duas falhas de segurança recentemente descobertas, estão dando o que falar. Chamadas de Meltdown (afeta apenas chips Intel) e Spectre (afeta Intel, AMD e ARM), essas falhas permitem que softwares mal intencionados tenham acesso a informações em áreas "protegidas" de memória usadas pelo kernel dos sistemas operacionais e obter informações sensíveis, como senhas, dados de acesso, etc.

A correção da falha de segurança dos chips Intel/AMD, que estão sendo disponibilizadas pela Microsoft, Apple e por diversas distribuições Linux, está afetando negativamente a performance de forma geral, impactando todos os tipos de software (em maior ou menor grau), inclusive servidores de bancos de dados, como o Firebird.

O relato abaixo foi postado na lista firebird-devel, e mostra uma perda de quase 30% de performance após a atualização do Kernel do Linux:

Sistema de testes rodando Debian 9.3:
processor       : 7 
vendor_id       :   GenuineIntel 
cpu family      : 6 
model           : 23 
model name      : Intel(R) Xeon(R) CPU  E5420  @ 2.50GHz 
stepping        : 6 
microcode       : 0x60b 
cpu MHz         : 2500.117 
cache size      :   6144 KB 
   …
Testes comparando o kernel antigo (linux-image-4.9.0-4-amd64) e o novo (linux-image-4.9.0-5-amd64):
Nº de testes: 6.014
Resultados: 253.555  (checagem de valores dos campos, resultados de stored procedures, etc)
Tempo médio de execução no kernel 4.9.0-4: 466 secs (7 mins 46   secs)
Tempo médio de execução no kernel  4.9.0-5: 635 secs (10 mins 35   secs)
Obs: Base de dados e diretório temporário se encontram em ramdisk.
András

Como podemos observar, houve uma queda de aproximadamente 30% de performance após a aplicação do novo kernel, que contém a correção das falhas! Testes feitos por terceiros e disponibilizados na internet apontam que a queda de performance afeta praticamente todas as áreas de processamento (disco, memória e CPU).

Observe que mesmo com as correções que estão sendo disponibilizadas, o problema não pode ser 100% corrigido, visto que ele está diretamente relacionado ao design atual dos chips. Em relação a Intel, essa falha afeta os processadores lançados nos últimos 20 anos.

Para ficar claro: a queda de performance não afeta apenas o Firebird, e sim qualquer tipo de software.


About Notícias Página Principal Login FAQ Consultoria Downloads Lista de discussão Contato Pesquisar Links Produtos a venda

Copyright (c) Carlos H. Cantu - É proibida a reprodução de qualquer material desse site sem autorização prévia