[firebase-br] Curiosidade. Firebird 2.5 x 3.0

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Qua Mar 3 09:02:44 -03 2010

2010/3/3 Marcelo Fortes <fortes.m em gmail.com>:
> software livre "detalhe Firebird é Open Source mas não é Livre" mas
> todo mundo faz questão de Esquecer esse detalhe.

Explica isso pra gente, Marcelo.
Da última vez que li a licença o Firebird era FOSS.
A IDPL está aqui:
http://www.firebirdsql.org/index.php?op=doc&id=idpl

> Bem Super server se dá melhor com multi processamento porquê, cada
> instância de conexão com o banco é criado um novo cache e uma nova
> instância para manipular a nmemória e os registros de base de dados,

Você quis dizer ClassicServer?

> Coisa que na
> minha humilde opinião é uma perda de tempo, deveria-se sepultar de vez
> a arquitetura ClassicServer e apagar todo este trambolho dos fontes e
> fazer todas as rotinas pertinentes SMP usando um layer posix para as
> arquiteturas Unix.

Eu acho ótimo que você pense assim. O Firebird está precisando de
desenvolvedores com conhecimento e opinião para ajudar a levar o
projeto. Já pensou em baixar os fontes e contribuir? Ou participar das
discussões técnicas com a turma de desenvolvedores?

Quando você tem um projeto onde 99% dos usuários rodam Windows ou
Linux e só tem 3 ou 4 desenvolvedores, não faz sentido investir em
compatibilidade com sistemas operacionais pouco utilizados. Quem aqui
já viu alguém rodando ou querendo rodar o Firebird em HP-UX por
exemplo? Depois de mais de um ano com a Sinática, vendo usuário de
Firebird todo dia, só ontem encontrei um que roda o Firebird em
Solaris. O restante foi sempre windows e linux.

Eu também tenho um monte de opiniões de como deveria ser e de como
acho que um ou outro caminho tomado está errado. De vez em quando eu
ventilo essas opiniões como você fez agora, então até que te entendo.
Mas tente deixar a emoção de lado quando ventilar as opiniões, senão
ninguém leva a sério. Isto de que não existe suporte a Unixware porque
é comercial é devaneio. Muito filme de conspiração.

Abraço,
--
Douglas Tosi
www.sinatica.com