Temos uma política bastante restritiva em relação a anúncios no site. Eles nunca irão te atrapalhar!
Além disso, usamos banners para lhe informar de assuntos importantes. Os bloqueadores de anúncios impedem que esses banners sejam visualizados.
Sendo assim, para continuar, é importante que você desligue o bloqueador de anúncio e recarregue a página. Obrigado!

Notícias

até
[19/04/16] Lançado Firebird 3 final! 

Acaba de ser oficialmente lançada a versão final do Firebird 3! Abaixo segue o press-release oficial. Gostaria de lembra-los que o Guia de Migração para o Firebird 3, novo livro do Carlos H. Cantu, já pode ser adquirido em versão eletrônica (PDF) no site da FireBase, e ajudará todos aqueles que desejam migrar suas aplicações para o Firebird 3 de forma fácil, evitando dores de cabeça.

Firebird 3.0 já está disponível!

Com muitas melhorias de desempenho, segurança e recursos SQL.

19 de Abril de 2016 - O projeto Firebird tem o prazer de anunciar o lançamento da versão 3 do Firebird, seu SGBDR de código aberto. Esta versão é a mais extensa re-arquitetura do Firebird desde seu lançamento inicial, há mais de 14 anos. Sua nova engine de processamento multitarefa e cache de página compartilhada permitem a melhor utilização de hardware com múltiplos núcleos e grande quantidade de memória. Com estas mudanças, esta versão apresenta um aumento dramático de desempenho, mantendo compatibilidade com as bibliotecas cliente antigas.

Além disso, o Firebird 3.0 inclui uma longa lista de melhorias de SQL (incluindo Window functions e de estatísticas), características  de segurança aprimorada, tais como criptografia de trafego de dados e de arquivo e múltiplos bancos de dados de segurança -- mais de 100 melhorias significativas. Mesmo com as novas funcionalidades de nível corporativo, ele continua leve, pequeno e simples de instalar e gerenciar, características que sempre o destacaram como “a ferramenta certa para o trabalho" para inúmeras aplicações.

Steve Summers, presidente da Fundação Firebird (sem fins lucrativos), disse: "Estamos muito animados com esse lançamento. Re-arquitetar um sistema tão complexo como um SGBDR é uma tarefa muito difícil. Estamos extremamente impressionados com as habilidades demonstradas pela equipe de desenvolvimento do Firebird, e com o ótimo trabalho que fizeram."

Dmitry Yemanov, líder da equipe de desenvolvimento, concordou: "Desenvolver o Firebird 3.0 foi um grande desafio, mas que finalmente foi concluído e está em conformidade com as nossas normas de controle de qualidade. Além da escalabilidade e recursos de segurança, que foram nossas tarefas prioritárias, estou particularmente feliz com as melhorias de desempenho em áreas como backup incremental e coleta de lixo. Com a arquitetura renovada e com o código significativamente refatorado, esta versão estabelece uma plataforma sólida para nosso progresso. Graças a todos os desenvolvedores do Firebird e colaboradores."

Sr. Summers acrescentou: "se você está construindo um sistema que precisa armazenar dados estruturados para usuários finais, de alguns megabytes à centenas de gigabytes, em um desktop ou uma rede com milhares de usuários, o Firebird sempre foi uma ótima escolha. Agora é uma escolha ainda melhor! Não deixe de pelo menos dar uma olhada!".

Preços e disponibilidade

Firebird 3.0 é um sistema de banco de dados de código aberto que é totalmente gratuito para qualquer uso – incluindo a distribuição como parte de produtos comerciais (diferente de alguns concorrentes que só oferecem gratuidade para uso educativo ou sem fins lucrativos). Tanto os pacotes binários como o código-fonte completo podem ser baixados gratuitamente através do site do projeto Firebird, sem necessidade de registro ou de ativação.

A partir de hoje, o Firebird 3.0 está disponível nas versões 32 e 64 bits para Windows e Linux, seguido em breve pela versão para MacOS X e outras plataformas. Drivers JDBC (Java), .NET, ODBC, Python e outras plataformas também estão disponíveis através do site FirebirdSQL.org, juntamente com a documentação. Ferramentas adicionais (drivers, administração, replicação, bibliotecas UDF, etc.) também estão disponíveis através de terceiros.

Sobre a Fundação Firebird

A Fundação Firebird é uma organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento e manutenção do SGBD Firebird. A Fundação foi constituída em 2002 e atualmente é suportada por mais de 300 membros ativos e 23 patrocinadores. Se você achar o Firebird útil, e especialmente se ele está ajudando você a ganhar dinheiro, por favor, junte-se a nós para ajudar a garantir o futuro desta ferramenta valiosa. Para obter detalhes, clique na guia Community em nosso site (NT: ou acesse esse artigo na FireBase, em Português).

Para obter mais informações, entre em contato: Steve Summers, sesummers@firebirdsql.org, ou Alexey Kovyazin, case@firebirdsql.org

Compartilhe essa notícia: