Usuários: 76383
Artigos: 225
Dicas: 139
Downloads: 325
17.08.17

Exibir notícias dos últimos 30 dias
Exibir índice de todas as notícias
Ver notícias do período de à

[07/04/14] Virus atacando bases de dados

Aparentemente, o número de casos de vírus que compactam os arquivos com senha e pedem um resgate ($$$) para fornecer a senha de descompactação está aumentando, sendo que esses virus estão atacando também arquivos FDB (geralmente a extensão usada em bases de dados Firebird). Lembre-se de ter sempre backups atualizados, e preferencialmente armazenados em uma máquina diferente do servidor, ou na nuvem. Lembre-se também que usuários e processos “normais“ não devem/precisam ter acesso físico ao arquivo da base de dados. Apenas o processo do Firebird precisa ter acesso a esses arquivos. Proteja os arquivos dando permissões de acesso corretamente no sistema operacional, e evite dores de cabeça.

Além do virus, crackers estão acessando servidores Windows via brute force, e criptografando os arquivos relacionados a bases de dados e sql, conforme este link, exigindo pagamento para receber as chaves de recuperação.

Mais informações foram publicadas no blog da ESET. Apesar do artigo não referenciar as extensões fdb ou gdb (geralmente usadas em bases Firebird), acredito que elas também sejam afetadas pela praga.


About Notícias Página Principal Login FAQ Consultoria Downloads Lista de discussão Contato Pesquisar Links Produtos a venda

Copyright (c) Carlos H. Cantu - É proibida a reprodução de qualquer material desse site sem autorização prévia