[firebase-br] Erro na criação de usuário FB 4.0

hpensador em gmail.com hpensador em gmail.com
Segunda Abril 15 20:05:28 -03 2024

Boa noite, Colegas!

Tenho na mesma máquina instalados os servidores do Firebird 2.5, 3.0 e 4.0 –
em todas tenho bases criadas e funcionando normalmente. Atualmente só estou
utilizando o FR B 4.0 com isto deixo para os serviços dos demais. Hoje fui
criar uma nova base de dados seguindo religiosamente os passos que sempre
executo na criação das minhas bases.

***Todo este processo deve ser executado com o(s) serviço(s) do Firebird
parado(s).***

1 - Abrir o prompt do DOS como administrador

2 - Acessar o diretório do Firebird

3 - Executar ISQL: isql -user sysdba

4 - Criar a nova base de dados:

                               create database 'Caminho\BASE.FDB';

                               commit;

5 - Conectar a base de dados criada anteriormente:

                               connect 'Caminho\BASE.FDB';

6 - Criar o usuário da base de dados:

                               create user NOMEUSUARIO password 'SUASENHA'
grant admin role using plugin Srp;

                               commit;

Observação: como estou trabalhando com usuários locais, edito o arquivo
Databases.conf e adiciono o alias para nova base como sendo minha base de
segurança.

Hoje ao executar o passo 6 (criação do usuário) estou recebendo a seguinte
mensagem de erro.

SQL> create user XXXXX password 'zzzzz' grant admin role using plugin Srp;

Statement failed, SQLSTATE = 42000

add record error

-unsuccessful metadata update

-CREATE TABLE PLG$SRP failed

-No permission for CREATE TABLE operation

SQL>

Já consultei o guia de migração do FB 4.0 do Cantu e não encontrei nada que
pudesse me indicar algo que esteja fazendo errado, algum colega passou por
este problema e poderia compartilhar a solução.

[ ]’s,

Hélio Oliveira