[firebase-br] usuarios conectados no banco no windows server.

Qua Jul 31 09:36:07 -03 2019

Uma sugestão seria você setar o login do windows como sendo o mesmo usuário
do firebird, procure por 'Trusted User'.
Neste tipo de opção de login, que existe no firebird e em outros bancos de
dados, o BD não questiona por usuário e senha, assumirá o que foi
autenticado no Windows.
Neste tipo de autenticação, ele mapeará o login que foi autenticado como
sendo o co-relato no firebird, isto é, gladiston no windows será gladiston
no Firebird a menos que se faça mapeamento de contas, por exemplo, pode-se
informar ao firebird que 'administrador' ou 'gladiston' no windows deverá
ser sysdba no firebird.
Esse  tipo de ajuste é feito no server, e a autenticação do lado cliente
deverá informar que prefere 'Trusted User'.
Sem mudar muito o programa é possível até ter um método hibrido (ou misto)
de autenticação, isto é, através de um .ini ajustado de acordo pode-se ter
'Trusted User' e/ou o tradicional, resumidamente bastaria mudar
'OSAuthent=[yes/no]'.
Esse tipo de método não é muito usado porque as softhouses preferem usar
internamente uma mesma conta para tudo, por exemplo, sysdba e não ter que
se preocupar muito com as permissões individuais às tabelas e objetos do BD.
Dentro de corporações que tenham o Active Directory ele é bem interessante
e vale a pena dar uma lida a respeito.
Se usar este método, via select na tabela virtual mon$attachments bastaria
contar usuários diferentes para saber quantos usuários estão usando o banco
de dados naquele instante ou via triiger no on connect barrar a ascenção
maior de usuários ao BD.
Contar processos via api é meio POG e não muito indicado porque a cada nova
versão do windows isso poderia deixar de funcionar. A cada versão do
windows, a MS torna menos fácil para um programa obter informações do
hospedeiro sem usar uma conta administrativa.

[]´s e sucesso.