[firebase-br] Registro excluído ao executar rollback de um update

Matheus Guerra matheus.oliveira.guerra em gmail.com
Seg Mar 27 15:35:43 -03 2017

Obrigado pela atenção Gladiston.
Usei o F9.
Esse cenário do IBExpert, passei para facilitar, ocorreu na minha aplicação.
Feita a validação no Banco de dados retornou: Number of index page
errors    : 2;
FireBird 2.5.5.26952 x64;
De cara já fiz o backup e restore, banco foi corrigido e não tive mais
essa falha "problema foi resolvido";
Minha duvida é sobre o que descrevi aqui. Referente a transação,
executar o SQL e outras coisas básicas, não se preocupe.
Sobre o vídeo:
1º O commit foi na tela com os dados da tabela para atualizar;
2º Mostrei que lá estava o registro;
3º Mudei para tela SQL editor;
4º executei o comando de update com F9;
5º Apliquei o valor para a variável ncodempresa;
6º Depois clico em OK com enter do teclado, onde, pelo o SQL editor do
ibexpert inicia a transação e executa o statment;
7º Clico no botão rollback;
A questão é, na minha aplicação estou executando um comando de UPDATE
dentro de uma transação, em seguida executo rollback, o registro no
qual executei UPDATE está sendo excluído;
Perguntei para saber se alguém já passou por isso, se tem alguma
correção, se não é falha do firebird?

Solução que pensei, deixar um serviço executando no servidor do
cliente e se tiver falha na base de dados, nos enviar uma mensagem
para entrar em contato com cliente e fazer as devidas correções para
não ter o problema de perder registro.

Att,
Matheus Guerra