[firebase-br] Firebird Congelado

Carlos Andrade krlosgilson em gmail.com
Sex Fev 10 13:33:13 -03 2017

Olá a todos! Eu possuo um sistema em Delphi espalhado em mais ou menos
50 clientes dentro de um mesmo estado. Cada cliente possui na média de 4
computadores. A aplicação abre a conexão ao firebird via internet por
ex: "firebird.dominio.com.br:/firebird/BANCO.FDB". O servidor é um VPS e
possui um Linux/Debian 7.0 e o Firebird é o 2.5 Superclassic. A
aplicação faz assim: Abre a conexão ao logar -> fecha a conexão e a cada
requisição, abre novamente a conexão e fecha. No decorrer de 5 anos eu
já tenho modificado muita coisa sempre procurando melhorar a performance
e atualmente esta é a que ficou mais estável. Só que, de uns meses pra
cá, vem acontecendo o seguinte todos os dias... O firebird simplesmente
congela e a partir desse momento não aceita nenhuma requisição como
"select", "insert", "update" e "delete", mas ele aceita novas conexões.
Quando isso ocorre, conecto no VPS e verifico como está o uso da
memória, processador e HD, e todos estão exatamente normais, uso do cpu
fica em torno de 5%, memória abaixo da metade e HD também. Esse problema
é corrigido apenas quando reinicio o serviço do firebird assim:
"/etc/init.d/firebird2.5-superclassic restart". Com isso, tudo normaliza
e no outro dia acontece novamente. O que pode estar ocasionando isso?

Eu já ouvi falar em 3 camadas, mas não tenho muita noção de como fazer e
se também iria melhorar a performance.