[firebase-br] Preparação SQL

Adilson B. Cápua Jr. juniorcapua em gmail.com
Qua Maio 25 16:35:12 -03 2016

Pessoal,

Lendo um artigo no site Firebase (45 Maneiras de Acelerar o Firebird), o
tópico 23 diz o seguinte:

23. Prepare os comandos corretamente

Use instruções preparadas para executar consultas SQL onde apenas o valor
dos parâmetros são alterados – por exemplo, certifique-se de preparar a
query antes do loop de tais consultas. A preparação pode levar um tempo
significativo (especialmente para grandes tabelas), e preparando a consulta
uma única vez, aumentará significativamente o desempenho geral.

Tenho uma query com uma consulta bem pesada, onde só vou passando os
parâmetros e atualizando. Quando diz para fazer a preparação, na verdade eu
tenho que chamar o método PREPARE do Tquery toda vez que vou chamar a
consulta ou posso fazer isso apenas uma vez (num evento ONSHOW do meu form,
por exemplo)? Fiquei meio que em dúvida sobre isso, pois tenho de fato um
loop onde chamo essa query várias vezes no processo para pegar os dados
selecionados de acordo com os parâmetros!

Obrigado pela ajuda!

  Adilson Bragança Cápua Jr.
  Linhares - ES                            Brasil

  Mail:* juniorcapua em me.com <juniorcapua em me.com>*
*          juniorcapua em gmail.com <juniorcapua em gmail.com>*
*          juniorcapua em yahoo.com.br <juniorcapua em yahoo.com.br>*
  Messenger:* juniorcapua em live.com <juniorcapua em live.com>*
  Skype:* dellas_capua*
  Blogger: http://dellasnoites.blogspot.com/