[firebase-br] Opniao em criptografia

Clayton Alves clayton.aa em gmail.com
Qua Dez 10 11:04:04 -03 2014

Gladiston/Gustavo, o que o Jean precisa é de um mecanismo para proteger os
valores de modo que eles não possam ser interpretados por uma pessoa que
não possua permissão:

*"um cliente me pediu pra criptografar os dados dos campos de valores das
tabelas do contas a pagar e a receber, pra maior segurança."*

Os algoritmos MD5, SHA-1, etc são algoritmos para geração de hash e não
criptografia. Normalmente são utilizados para armazenar senhas. Algoritmos
de hash são irreversíveis, ou seja, não tem como ser decodificados (a não
ser por força bruta), o que seria inviável para o caso do Jean que acredito
eu, em certo momento irá precisar obter estes valores para disponibilizar
ao usuário.

Os melhores algoritmos para criptografia (e não hash) hoje são, por ordem
de segurança: Rijndael/AES e TripleDES.

Entretando, como eu mencionei antes: a melhor opção para protejer estes
dados seria criar uma política de acesso melhor, utilizando senhas no
firebird e/ou criptografando a partição onde o banco de dados se encontra.

Clayton A. Alves <http://claytonaalves.github.com>
 *claytonaalves*
 +55 66 9233-3406