[firebase-br] TIBBackupService - Como gerar um script de Compareentre dois meta-datas?

Magno System magno em speet.com.br
Qua Set 7 22:48:38 -03 2011

Se você quer criar uma aplicação que simplesmente verifique quais campos
foram criados na tabela entre uma versão e outra, isto realmente não é
difícil. Agora se você quiser criar um Verdadeiro Comparador de Banco de
Dados, prepare-se para anos de estudo.

Um exemplo simples: Você pode ter uma STORED PROCEDURE que dependa de
algumas TABELAS onde cada TABELA depende de algumas VIEWS que por sua vez
dependem de outras TABELAS. Isto gerará um algorítmo totalmente complexo.

Como o seu projeto já está em produção com o cliente acredito que seja mais
viável utilizar versões de scripts gerados por aplicativos já conceituados
do que gerar o seu script pelo seu aplicativo.

Não quero dizer com isto, que você seja incapaz de gerar algo do tipo.
Adimiro e muito sua atitude de querer fazer isto e disponibilizar o código.

No mais, boa sorte!!!

----- Original Message -----
From: "Felipe Aron" <felipearon em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, September 07, 2011 6:36 PM
Subject: Re: [firebase-br] TIBBackupService - Como gerar um script de
Compareentre dois meta-datas?

Numa coisa eu concordo: -Muito melhor utilizar um produto já conceituado do
que correr riscos com minha versão "alpha" - Ainda mais porque o projeto
será utilizado em produção no cliente.

Porém, não desmerecendo todo o mérito da equipe HK (Pra mim IBExpert é o
melhor gerenciador pra Firebird) - Mas exista essa crença de que alguns são
deuses, outros apenas meros mortais. Da mesma forma que ele consegue criar
uma rotina de comparação, qualquer um com estudo e dedicação irá conseguir
também, as vezes levando mais ou menos tempo.

Já criei o projeto de gerenciamento de backup/restore. Agora vou partir para
os estudos de como criar minha rotina de comparação. :)

E pretendo disponibilizar os fontes do meu projeto pra todos que tenham
interesse! :)