[firebase-br] Backup com Nbackup

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Sáb Jun 26 07:34:59 -03 2010

Olá Rafael

Utilizamos bastante o nbackup, que nos dá a possibilidade de realizar,
de maneira bem rápida, backups de hora em hora.

No nosso caso, utilizamos 3 níveis:

0 - Uma vez por semana, na madrugada de sábado para domingo
1 - Diariamente, às 05:30h
2 - De hora em hora

Temos uns crons agendados no server para fazer isso.

Só temos que tomar alguns cuidados:

1. O nbackup não faz garbage collection no banco, então, se vc não usa
sweep automático e se valia que o gbak faria, tem que agendar um sweep
para a madruga.

2. Tem que monitorar constantemente o tamanho dos backups gerados, pois,
eventualmente (raro), ele não consegue completar o backup e o ".nbk"
fica com tamanho 0 ou 1, o que indica que ele está usando um arquivo
delta para gravações e não está utilizando o FDB original. Se você for
restaurar um backup nessa situação, o banco retaurado só abrirá se você
fornecer o delta, e se você nãoo tiver, ele não valerá nada. Nessa
situação, um gstat vai indicar um status de "Backup Lock" no banco.
Felizmente, o próprio nbackup possui um switch "-N" que retorna, com
plena segurança, o banco ao seu estado normal, desde que você possua o
delta, por isso a importância do monitoramento.

No nosso caso, que temos um banco multi-empresa hospedado em datacenter,
com mais de 900 empresas, é muito útil para se baixar bases atualizadas,
pois o backup pesado baixado só uma vez por semana.

A vantagem de se ter um backup da posição do banco na última hora cheia
também já nos prestou algum serviço de recuperação de desastres.

Realmente, não sei como vivíamos antes só com backups diários.

Espero ter ajudado

Eduardo