[firebase-br] Qual tamanho de página devo usar?

Herminio E. Piram herminiopiram em gmail.com
Qua Out 28 16:21:53 -03 2009

Duas semanas depois estou de volta, desta vez com uma "resposta", peço
aqueles possuem conhecimentos maiores corrijam as falhas...

Sobre Tamanho de Clusters, Paginas e Buffers.

Clusters sao definidos pelo S.O., na verdade, pelo Sistema de Arquivos.
Existe uma relação sobre tamanho de cluster com tamanho de pagina que
influenciam diretamente na leitura/escritra, que será a proxima
pesquisa.

Pagina: São definidas na criação ou no restore de um banco Firebird,
usando a flag -p tamannho. Bancos com paginas maiores que 4096
corrompem menos. Diz a lenda que "casar" o cluster com a pagina é a
melhor escolha, pois sera preciso ler um cluster para se ter uma pagina,
mas isso nao é regra!

Buffers: Pode ser definida pelo arquivo firebird.conf (DefaultDbCachePages)
ou pelo gfix com a flag -buffers tamanho. O buffer é um numero
inteiro, diz quantas paginas serão alocadas (RAM) por conexao (no
caso do ClassicServer). O tamanho do buffer interfere diretamente na
quantidade de memoria alocada por conexão. Logo se tivermos um buffers
de 8192 (paginas em memoria) e as paginas do banco em 4096, entao
teremos aproximadamente 32 Mb por conexao (no caso do ClassicServer).

Logo em sistemas de 32 bits usando 4 Gb RAM, descontando 1Gb para o
S.O. nos sobra 3Gb, divido por 32 (Mb por conexao) poderemos ter
aproximadamente 93 conexões neste server!

A muleke!!!

--