[firebase-br] Dados de endereço - Cadastro de clientes e fornecedores

Felipe Aron felipearon em gmail.com
Sex Jul 31 14:30:08 -03 2009

Pessoal, estou com dúvidas de como estruturar os dados de endereco do
cadastro de clientes e fornecedores.
Tenho uma base contendo ceps de todo o brasil. através desses dados é
possível consultar o endereço através do Cep.

Tenho a tabela Pessoa (pai), Cliente e Fornecedor (que herdam da tabela pai
- Pessoa).
Gostaria de saber as experiencias de vocês, de como montar os dados do
endereço na tabela Pessoa. Pensei em duas formas:

1) Linkar diretamente um campo FK com a tabela endereco, pois a partir dela
consigo o resto dos dados.
2) Criar os campos "OffLine" Estado, Cidade, Bairro, Endereço, etc... e usar
a base de ceps somente pra consulta.

Problemas em relação as formas:
1) Caso não exista o Cep indicado, teria de estar cadastrando manualmente os
dados nas tabelas de cep.
2) Pode haver despadronização das informações, por exemplo: Piracicaba,
Pira, Piracaba.... representa a mesma cidade porém com erros ou encurtamento
das palavras. e no caso de relatórios por cidade, estado, a coisa seria mais
complexa.

O que acham? Gostaria de saber suas opniões.
Abraço galera.

--
Felipe Aron (felipearon.com.br)
Analista e Programador de Sistemas