[firebase-br] sql complexa

Leonardo Kuntz - JME Centro-Oeste leonardokuntz em jmecentrooeste.com.br
Sex Set 5 10:43:21 -03 2008

Augusto,

Olha só , Você tem que ter um campo que relacione as duas tabelas... normalmente quando se projeta as tabela já se inclui os campo de relacionamento Ex: Código do Cliente nas duas tabelas. dai dar para fazer um sql só.

Exemplo com instruções:

select {seleciona os campos a ser exibidos}
 A.codigo
,A.cliente
,sum(B.numero de parcelas vencidas)   {A função "SUM" totaliza o valor do campo}
,sum(B.soma das parcelas vencidas     {A função "SUM" totaliza o valor do campo}
,sum(B.numero de dias em atraso da parcela mais atrasada) {A função "SUM" totaliza o valor do
                                                           campo}
from {Seleção acima para as tabelas abaixo}

 CLIENTES A    {Note que a Letra "A" é um ALIAS(Apelido) fica mais facil de fazer a SQL.}
,CTRECEBER B   {Note que a Letra "A" é um ALIAS(Apelido) fica mais fácil de fazer a SQL.}

where A.Código = B.Código    {Aqui é a Condição de Relacionamento entre as duas tabelas ou seja
                              Código da tabela Clientes é igual ao Código da tabela CRRECEBER.}

Group by A.codigo,A.cliente  {Aqui vc esta mandando agrupar o Código e o Cliente caso não queira
                              é só comentar esta linha.}
*************************************************************************************************************************

Exemplo Sem Instruções:

select
 A.codigo
,A.cliente
,sum(B.numero de parcelas vencidas)
,sum(B.soma das parcelas vencidas
,sum(B.numero de dias em atraso da parcela mais atrasada)

from
 CLIENTES A
,CTRECEBER B

where A.Código = B.Código

Group by A.codigo,A.cliente

*************************************************************************************************************************

Obs.: Está é a forma que sei fazer , agora deve existir outras...lembrando que os campos tem que existir nas tabelas para que possa ser exibidos

se quiser me add no msn é o mesmo e-mail ...beleza

Até mais,

Att.

 Leonardo Kuntz
 Coordenador de TI