[firebase-br] Senha SYSDBA

Daniel / Tecnobyte temp2 em tecnobyte.com.br
Sex Fev 29 18:09:06 -03 2008

Boa tarde

Entendo da seguinte forma: quem "gera os dados" será o dono destes dados,
exceto se existir um contrato passando a propriedade destes para outra
pessoa. Então o programador ou empresa que "trava" o banco de dados está, ao
meu ver, errado. Sinceramente se o banco de dados fosse meu, abriria um
processo judicial contra o responsável pelo sistema caso ele não queira me
deixar acessar os dados.

Agora dados que foram fornecidos juntamente com o sistema, que não dependeu
da ação do usuário para existirem, estes sim podem ser de propriedade do
desenvolvedor do sistema.

A aplicação, incluindo stored procedures, triggers, etc, são de propriedade
de quem os desenvolveu, a menos que em contrato esteja explícito que estes
também serão de propriedade do cliente. Agora dados que o cliente deu
entrada no sistema, estes ao meu ver são do cliente e ponto final.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br