[firebase-br] Timer no Firebird

Tecnobyte Informática temp2 em tecnobyte.com.br
Qui Ago 28 08:21:16 -03 2008

Bom dia

Imagino que desejas controlar quantos computadores podem acessar seu sistema
simultaneamente, certo?

Uma alternativa neste caso é:

1. criar uma tabela de "login de computadores" no banco e nesta tabela
gravar a data e hora do login;

2. na aplicação você pode colocar um time que atualize a data e hora do
login de tempo em tempo (exemplo: a cada 1 minuto).

3. A qualquer momento você poderá saber quantos computadores estão
conectados (aqueles que atualizaram o login há 1 minuto ou menos) fazendo um
SELECT como este abaixo:

SELECT COUNT(*) FROM Computador
WHERE DataHora >= CURRENT_TIMESTAMP - (1 / 1440)

Fazendo desta forma se uma máquina for desligada, seu login perderá a
validade (vigência) em 1 minuto e não será mais contabilizada.

Não conferi no Firebird, mas 1 / 1440 deverá ser equivalente a 1 minuto
quando o tipo de dado é TIMESTAMP. Ainda que este SELECT tenha que ser
diferente, a idéia será a mesma.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática