[firebase-br] IB 6 super server não usa memória eficientemente?

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Seg Ago 18 11:40:42 -03 2008

On Mon, Aug 18, 2008 at 11:27 AM, Paulo <paulo em manfra.com.br> wrote:
> Tenho um servidor IB 6 aqui rodando numa máquina com 2GB de RAM com mais
> de 40 clientes. O que me estranha é que o processo do IB não ocupa mais
> do que 80MB de RAM! Acredito que assim o desempenho não esteja sendo
> otimizado. Isto é normal do IB? Neste caso, não seria melhor utilizar a
> arquitetura Classic Server? Meu arquivo gdb tem 300MB.

A quantidade de memória usada pelo servidor depende de como ele está
configurado e de alguns parâmetros definidos no banco de dados.
Por exemplo, o tamanho do cache de páginas.

Antes de sair otimizando, convém perguntar: você está tendo problemas
de performance? Quais os sintomas?

Aproveito para recomendar uma atualização. O IB6 é uma das piores
versões que a borland fez. Acho que só perde para o 5.5. Se você não
tem recursos para atualizar para uma versão do Firebird atual,
considere no mínimo atualizar para o Firebird 1.0x que é muito mais
estável que o IB6 e é o mais parecido em termos de características.

hth,
--
Douglas Tosi
www.sinatica.com