[firebase-br] Criando campo blob

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Qui Ago 14 02:55:42 -03 2008

Olá

> Só mais uma observação, 4096 é muiitoooo grande, eu normalmente utilizo 80 e
> consigo gravar fotos com uma boa resolução/tamanho.

Fiquei intrigado com essa questão. Até onde lembro, segment size é o
tamanho dos blocos em que a informação é gravada, quanto maior, melhor a
recuperação da informação, pois haverá menos segmentos. O que entendo é
que valores muito altos poderão elevar o tamanho do BD, desperdiçar
espaço em disco e, talvez, elevar o tamanho dos bkps, pois se uma foto
tiver, por exemplo 5192, ocupará dois blocos de 4096.

Sendo assim, concluo que um estudo do tamanho médio das fotos seria
interessante para se chegar a um bom número que conciliasse performace e
espaço em disco.

No nosso sistema, reduzimos o tamanho das fotos para 120 x 90 pixels e
isso resulta jpgs de 2.031 a 6.223 bytes, com média em torno de 3.965
bytes. Assim, um segmento de 2048 ou mesmo de 1024 poderia melhorar a
performance por diminuir o acesso a disco para juntar vários segmentos
de 80 bytes. Só que acabo de me lembrar que não usamos mais fotos no BD,
gravamos somente o path, mas fica o estudo.

Não sei se o block size do S.O teria alguma influência sobre isso. No
meu XP, por exemplo, qualquer coisa abaixo de 4096, vira 4kb de espaço
em disco, motivo pelo qual utilizo 4096 no page size em meus bancos.

Agora só falta a opinião dos gurus.

Abraço

Eduardo