[firebase-br] RES: Res: Converter arquivos Cobol para Firebird

Campus campus em sinos.net
Qua Jan 24 17:08:48 -03 2007

Existem drivers ODBC para Cobol, mas nunca usei e não sei como funcionam.

A não ser que tu queira converter no braço.

Se tu tem o(s) programa(s) que gravam os arquivos, não é difícil descobrir a
FD, basta fazer os cadastros e preencher os campos com sequencias "AAAAAAA",
"BBBBBB" ...

Fiz muito isso para converter arquivos Cobol para Clipper.

Os campos comp, tem 2 tipos o Comp2 e o Comp3, o 2 converte 2 bytes em 1 e o
3, converte 3 bytes em 1.

o 2 normalmente é usado em datas:  23-01-07 = chr(23) + chr(01) + chr(07),
com o comp3 ficaria chr(230) + chr(107), esse é mais raro, pois os valores
não podem ser maiores que 255, nesse caso o dia não poderia passar de 25.

Um CPF por exemplo:  366.537... ele desmembra em 36-65-37 = $A% e assim por
diante

Existem diversos tipos de Cobol, mas todos os que converti, eram assim.