[firebase-br] Primary keys não estão NOT NULL

Davi Eduardo Borges Wall davi.wall em mult.com.br
Seg Dez 10 16:47:40 -03 2007

Olá a todos, hoje estou pedindo ajuda rs...

Ocorre que tenho uma base que tem uma característica estranha.

Tenho 1181 tabelas nessa base, quase todas contém primary key. Essas tabelas que contém PK,
o campo PK não está como not null em RDB$fields, o que é muito estranho.

Efetuando alguns testes, descobri que quando executado este comando  create table teste (num integer primary key)
o campo PK automaticamente é configurado como NOT NULL. Então em tese não há como existir uma primary key não sendo not null.

Ainda em meus testes, se eu criar uma tabela com um campo PK, após a criação da tabela eu consigo "desligar" not null.
O que seria um erro. Mas tudo bem eu não exijo muito de um banco Free.

Bom a situação que tenho é esta acima. Não sei como aconteceu, mas a maioria das tabelas com PK estão com o campo PK como não not null.

Em RDB$Fields eu não encontrei (aparentemente) nenhum flag que indiquei que o campo é um PK.
O que eu estou pensando em fazer é descobrir o nome do campo da PK e fazer um update direto nos RDB$'s para força-los
novamente para not null.

Até pesquisei alguma coisa no Google groups mas não achei muita coisa interessante.
Não precisam me dizer como fazer mas se me disserem qual tabela contém essa informação já seria de grande ajuda.

Obrigado!

[]'s
Davi.