[firebase-br] IBO com Firebase

Renato Miranda renato.smiranda em gmail.com
Seg Abr 9 19:17:45 -03 2007

Boa noite.

Estou migrando para IBO (uso Win2000 Pro, Delphi 7, FB 1.5, DBXpress) e
estou tendo dificuldades para usar o componente TIB_Connection com o
Firebird. Com o Interbase funciona bem, mas quando tento um banco Firebird
recebo um

"ISC ERROR MESSAGE: unavailable database" se a conexão é local e um

"ISC ERROR MESSAGE:
Unable to complete network request to host "192.168.1.1".
Failed to establish a connection.
Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino as recusou
ativamente." quando tento a conexão remota.

Tomo o cuidado de trocar e renomear o fbclient.dll para gds32.dll mas mesmo
assim não conecta.

Em tempo: No IBO não se pode indicar o dll cliente, como o "VendorLib" do
DBXPress ?

Já passei muito tempo tentando de diversas maneiras (local, remoto) com
diferentes DBs: ele não aceita nem criar um banco de dados novo. Já tentei:

localhost:c:\banco de dados\banco.fdb
127.0.0.1:c:\banco de dados\banco.fdb
Servidor:c:\banco de dados\banco.fdb
192.168.1.1:c:\banco de dados\banco.fdb
192.168.1.1:\3051:c:\banco de dados\banco.fdb    // a porta 3051 está
habilitada. "ping" usando essa porta, mostra aberta.

No IB Expert conecta com qualquer das strings acima; o mesmo com o Flame
Robin.

OBS.1: a máquina que uso é o Servidor; por isso posso simular acesso local
ou remoto.
OBS.2: uso um programa para trocar os servidores IB e FB (mudo também as
dlls).
OBS.3: nas variadas conexões acima, uso o protocolo correto (cpLocal ou
cpTCP_IP).
OBS.4: uso um TIB_Transaction "atrelado" ao TIB_Connection.
OBS.5: a versão do IBO que uso é a 4.6.Bc.

Já desabilitei antivírus (Avast), Firewall (Sunbelt Kerio) e SpyWare
(Spyware Doctor). Um de cada vez e todos juntos.

Pensando ser um problema de versão, baixei o último IB_SQL no site do Jason
Wharton e, para minha surpresa, conectou corretamente. Entretanto, o
TIB_Connection usa uma versão diferente (acho que mais antiga) do IB_SQL
(não têm ainda a aba "Layouts" dessa versão baixada).

Agradeceria bastante se alguém pudesse dar uma luz.

--
Abraços,

RMiranda