[firebase-br] Falhas no FB 2 ?

Dom Maio 28 12:28:31 -03 2006

Na verdade isto não é um BUG... é uma CORREÇÃO... bug ele tinha antes.

Olha só... No interbase 6 era possível executar o select abaixo sem erros,
mesmo se ambas as tabelas tivesse os campos CODIGO e NOME.

Select Codigo, Nome
from Pessoas, Cidades
where Codigo=CodCidade.

Preste atenção no WHERE e me responda qual será o retorno deste select ?!?!?

Se desejar resposta, eu não sei... (e ninguém sabe)... explico: no interbase
6 havia um algoritmo que resolvia estas confusões, (e gerava outras). Já vi
pessoas escreverem um select como este e funcionar corretamente, e ao tentar
no dia seguinte, ter um resultado completamente estranho. O Engine do banco
resolvia qual codigo e nome utilizar pelo método de "menor custo" (entre
outros), só que isto depende das informações em cache (ou seja, depende dos
selects/inserts/updates realizados anteriormente)

No FireBird (ainda bem) isto foi Corrigido, mas há sistemas que funcionam
com o IB 6 que não funcionam com o FB 1.0 por causa disto...

Por outro lado, o select abaixo funciona no FB 1.X, então, perceba se o
problema não é parecido com o anterior ?

Select CIDADES.CODIGO, CIDADES.NOME, P.*
>From  Pessoas P
Left Outer Join Cidades C on C.Codigo = P.CodCidade
Left Outer Join Cidades R on R.Codigo = P.CodReprCidade
Left Outer Join Cidades A on A.Codigo = P.CodCidadeAnt

Se concordar comigo (e com o padrão SQL ANSI) vai perceber que BUG é o modo
atual da versão 1.X... (apesar que a maioiria dos componentes de banco de
dados atuais podem dar problemas)

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR