[firebase-br] seguranca

Qui Maio 25 12:52:44 -03 2006

Justiceiro,

No fireBird (pelo menos atualmente) não há como excluir o usuário SYSDBA.

Sabendo disso, a forma mais fácil de "roubar" os dados, é copiando a base de
dados (através de um backup) para outro computador que tenha um SYSDBA
conhecido.

Perceba que "disquetes" e "CDs" não são políticas seguras de backup (no
ponto de vista "bisbilhoteiros").

Mídias que permitam acesso apenas mediante senha (ZIP-DRIVE, Servidores FTP,
Servidores secundários protegidos por senha) são muito melhores.

As pessoas geralmente (e infelizmente) não percebem o óbvio...

Se meu servidor não tem senha, e qualquer um usa como ADMINSTRADOR ou ROOT,
que adianta proteger a outra ponta ?

Por outro lado, se meu servidor é extremamente protegido, e eu deixo os
arquivos de backup espalhados pela empresa (notoriamente descompactados, ou
compactados sem senha), onde é que está o SIGILO ?

Mas o pior mesmo é que muitas pessoas nem sabem o que é backup... e Quem
dirá "política de segurança"....

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR