[firebase-br] Como Conectar

Pedro news.pj em gmail.com
Ter Maio 23 11:52:29 -03 2006

Sim, o Firebird aceita alias. Existe o tal arquivo "aliases.conf" lá na
própria pasta do firebird onde vc pode configurar o caminho. O conteúdo é
algo assim :

#
# List of known database aliases
# ------------------------------
#
# Examples:
#
#   dummy = c:\data\dummy.fdb
#

Daí, vc segue o padrão indicado. Algo assim :

#
[...]

MeuBanco = c:\MeuBanco.fdb

No IBExpert, em "Database Registration Info" vc simplesmente indica Database
File como sendo "MeuBanco" e fim de papo. Obviamente configurando as demais
opções adequadamente, mas a única diferença é essa.

Em suas aplicações vc pode tranquilamente configurar este alias no lugar do
caminho do arquivo. Algo como "localhost:MeuBanco", ou
"ServidorRemoto:MeuBanco".

A justificativa é simples, por favor me corrijam se eu estiver louco : a
conexão será feita ao servidor pela porta configurada ( padrão é 3050 ? ) e
o alias será passado como parâmetro. O servidor vai saber "entender" em que
banco conectar desde que este alias esteja devidamente configurado no
arquivo alias.conf. Este arquivo reside no servidor.

Da mesma maneira funciona quando é colocado explicitamente o caminho do
banco na string de conexão. Só que aí tem mais um problema de segurança. É
como dar comida na boquinha dos menininhos hackerszinhos, hehehehehe...
Usando alias, além da coisa teoricamente ficar melhor protegida no servidor,
e aí confiamos na política de segurança adotada para ele, fica uma
configuração centralizada. Qualquer mudança no nome do arquivo ou
localização será feita em um único local, evitando a famosa corrida às
aplicações, para mudar a configuração para o banco.

Falando em segurança... Deve-se negar acesso ao arquivo FDB ou à pasta onde
ele está localizado a todos os usuários que não precisam ter acesso a ele.
Entendam todos os usuários da rede menos o administrador e o DBA. A
justificativa é uma pergunta : pra que deixar à mostra a localização do
arquivo do banco de dados se quem faz todo o gerenciamento e manipulação é o
usuário dono do processo servidor ( windows : usuário SYSTEM; linux: é comum
e arriscado ser o root, mas pode ser o sysdba tb ) através do sistema
operacional, estimulando a curiosidade e espírito de porco alheio ?
Sugestão... Windows, prefira NTFS a FAT32. Linux: use-o com sabedoria.
Hehehehehe...

Zottis, seu problema :

Vc disse que a string no arquivo externo é essa :
192.168.254.1:Nome_do_Alias

e que o erro é esse :

Unable  to complete network request to Host"ARTEFINAL" failed to establish
a connection.

Pergunta :
Se sua aplicação lê este arquivo externo, o host deveria ser 192.168.254.1.
A menos que sua aplicação resolva o nome para o IP indicado e que haja
equivalência entre estes nome e IP citados, ela está tentando conectar ao
computador de nome ARTEFINAL. É nesta máquina que está o banco? Certifique
que a string de conexão seja a correta e que sua aplicação está lendo e
configurando corretamente seu componente de acordo com o conteúdo do arquivo
externo. Configure o servername conforme sintaxe no arquivo externo.

At,
Pedro.