[firebase-br] Como Conectar

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Dom Maio 21 06:21:45 -03 2006

Na verdade, o Firebird não utiliza alias. O Alias é algo que se define  localmente, dentro do programa pelo qual se está tentando conectar. No  seu caso, o IBExpert permite que você defina um alias para um  determinado caminho de banco. Este alias que você define dentro do  IBExpert é apenas para facilitar o seu uso ali mesmo. Não é um alias  "global" como no Paradox, por exemplo.
  Dentro das aplicações, você deve informar "IP:caminho_completo". Por exemplo:

  192.168.1.254:C:\sistema\dados.fdb (se for um servidor Windows) ou
  192.168.1.254:/usr/sistema/dados/dados.fdb (se for Linux).

  Não esqueça que no Linux há case-sensitive no nome dos arquivos. Isto deve ser respeitado para que funcione corretamente.

  OBS.: A versão de MDO que eu utilizo (que é bem recente, baixei tem  menos de 2 semanas) não tem essas propriedades que você citou. Mas, por  falar em MDO, cuidado com o bug de RecordCount que ele tem. Eu tive  alguns problemas com ele pq ele sempre informava 1 no RecordCount dos  MDOQuerys e MDODatasets. Talvez em uma versão mais recente isso já  tenha até sido resolvido. É só um aviso.

  Boa sorte

Alisson <arsuart em uol.com.br> escreveu:  No seu Alias.. esta com o nome..

NomeAlias : Ip:Caminho do Banco...???

no MDODataBase.. basta informar essa Alias...
ou seja..
:NomeAlias

falow

--
Alisson R.S.
Global Soft - Desenvolvimento de Sistemas

"ibestvip"  escreveu
na mensagem news:003701c67b60$87eb4ee0$01fea8c0 em administracao...
Pessoal, Boa Tarde.
Estou com um Problema aqui na empresa.
Uso um arquivo Externo com o caminho do Banco assim:
192.168.254.1:Nome_do_Alias

Pelo IBExpert ele conecta, pela minha aplicação não.
O que será que está erado.
Ele dá erro de Conexão.

Unable  to complete network request to Host"ARTEFINAL" failed to establish
a connection.
Nenhuma conexão pode ser feita porque a maquina destino as recusou
ativamente.

OBS: a porta está liberada no Firewall da máquina servidora.
E já conectava antes.

Notei que no IbeExpert ele desmembra a String do caminho do banco em
Servidor 192.168.254.1 e No Path ele coloca o NOME_DO_ALIas.
será que eu não teria que desmenbrar no componente também?
Uso o MDO FB 1.5 e Delphi 7 no Componente database está configurado como
REMOTE e TCP.
Só que não sei como configurar o Servername e nem o Protocol.

Grato

Zottis