[firebase-br] Parte Varchar

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Qua Maio 17 17:00:38 -03 2006

A função CAST faz a conversão do tipo do dado.
Por exemplo, se você deseja concatenar um campo numérico com um
campo alfanumérico você precisa antes converter o número para string, como
no exemplo abaixo:

select Cast(CampoNumerico As VarChar(Tamanho)) || CampoAlfaNumerico
from Tabela

A função Substring, por sua vez, tem como ojetivo copiar parte (SUB) do dado
contido no campo alfanumérico (STRING). Será copiada de
caracteres especificada no 2º parâmetro (for) a partir da posição de
origem informada no 1º parâmetro (from).
Por exemplo, se desejar extrair apenas "bird" do string "Firebird", uma
forma seria:

select substring('Firebird' from 5 for 4)
from RDB$DATABASE

Abraço!
Jeferson Oliveira