[firebase-br] gbak error - firebird tem que estar ativo!

Ivan BOL ivanrolim em bol.com.br
Sáb Maio 13 13:47:58 -03 2006

Olha só, para voce mexer no ISQL do firebird OU no utilitario GBAK, voce TEM
QUE MANTER O FIREBIRD ATIVO!! É muito comum o procedimento de fazer o backup
e recuperá-lo, mas isso é feito com o BANCO LIGADO! Veja em
/ec/init.d/firebird status. Se estiver desligado, /etc/init.d/firebird
start.

Com o banco em baixa, é comum RENOMEAR arquivos FDBs (já que o GBAK fica
'useless'. Voce pega um banco do dia anterior, por exemplo, e o renomeia
pelo mesmo nome do atual, caso este se corrompa (antes, renomeie o original
também para, tipo, banco_corrupto.fdb). Este é um método de backup mais
antiquado, onde qualquer corrupçao em um banco de data mais antiga (como da
ultima semana) fará as copias ficarem ruins também. Geralmente isso ocorre
em uma dada tabela (não é comum o banco se corromper completamente, por isso
voce só nota q ele está corrompido lá na frente!). NESSE CASO, usa-se o
GBAK, porque, ao 'trazer o banco de volta' com o GBAK -C, (COM O FIREBIRD
ATIVO!), o  utilitário TAMBEM VERIFICA ÍNDICES e PROCURA CORRIGIR os erros,
coisa que um copia e colar nao faz! :( E há a opçao -I (- INACTIVE, se nao
me engano) que retira os índices, fazendo o programa recalcular as posições
do banco, tipo uma 'limpeza geral' no banco, corringindo mais.

Espero ter ajudado, um abraço!
Ivan Aedler

Outros erros comuns por falta do firebird estar ativo:
------------------------------
Ao usar ISQL:

SQL> CONNECT DATABASE;
Statement failed, SQLCODE = -902
Unable to complete network request to host "localhost".
-Failed to establish a connection.
-Connection refused
Ao usar GBAK -b:

gbak: ERROR: Unable to complete network request to host "localhost".
gbak: ERROR: Failed to establish a connection.
gbak: ERROR: Connection refused
gbak:Exiting before completion due to errors

Sempre