[firebase-br] Firebirdlentonowindows(Tantoemservidorquantolocal, mas s? no Windows)

Qua Jul 26 10:27:09 -03 2006

quando você usa o 127.0.0.1 o windows utiliza a interface de rede padrão...
ele tenta "resolver" o IP (é aquela velha história de abrir o "windows
explorer" com uma unidade de rede mapeada quando o cabo de rede está
desconectado) isto pode demorar vários segundos. Para acesso local, utilize
a palavra LOCALHOST ou preferencialmente não defina o IP/DNS.

Só um último detalhe que sempre passa despercebido, quando o Murilo Bento
trouxe a base de dados do linux para o windows, fez um backup no linux e
restaurou no windows ? (o mesmo vale para os dois windows em algumas
situações).

Apesar de uma grande padronização da família I386 e bom compatibilidade
entre diferentes S.O.s, o FireBird é relativamente dependente do hardware e
SO em que está funcionano. Se você copiar uma base de um servidor SUN para
um PC, terá muitas mensagens de "base de dados corrompida". A recíproca
também é verdadeira.

Agora com esta leva de processadores DUAL-CORE, HT, EMT64, AMD64, CORE-DUO,
não podemos ter a mesma certeza que uma base criada numa máquina está 100%
compatível com outro equipamento. Sendo assim, vale à máxima, antes de
trocar de S.O. (windows de 32 bits para windows de 64 bits, ou linux em 32
bits por linux de 64 bits, ou entre sistemas operacionais de 64 bits)  e de
Hardware, faça um backup Transportável (-t) e restaure no novo equipamento.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR