[firebase-br] Preciso de umas rotinas...

Robson Dantas de Aguiar rdaguiar em superig.com.br
Ter Jan 31 18:22:21 -03 2006

Pessoal, tudo bem?

Eu sou novo na lista, esse é meu primeiro POST.
Eu já uso o Delphi desde a versão 1, mas meu maior problema é Banco de
Dados. Eu usava o Paradox, mas nunca desenvolvi programas que utilizasse
Banco de Dados, eu usava para mim. Fazia programas científicos.
Mudei para o Firebird recentemente porque também estou desenvolvendo
programas no Lazarus (no ambiente Linux). Preciso de apoio de vocês pois
meu conhecimento de Banco de Dados é quase ZERO.

Me digam onde posso fazer um curso básico na internet de Firebird com
Delphi (que seja muito bom e barato) :D

Queria também (AGORA), uma rotina para que o Firebird a cada novo
cliente cadastrado, seja gerado um código aleatório e não repetitivo,
esse código deve ter (no mínimo) 4 caracteres, ex: E6MF, 89AQ,...
Eu tô usando o IB Expert Personal, não sei usar, mas tentei tentei e não
consegui ativar o firebird, pois dava um erro, eu tive que baixar o
IBO??? para criar um arquivo .gdb pois o IBExpert não deixava criar um,
dava um erro. Após criar, voltei para o IB Expert, localizei o arquivo
.gdb e foi que consegui ativar o Firebird. Sim, e só consegui ativar
usando TCP (não tô com ele aqui), mas o oposto de conexão LOCAL, pois o
local não deixa acessar de jeito nenhum, tentei, tentei e nada! Será que
é porque é uma versão PERSONAL????

Ok, se puderem me ajudar com a rotina dos códigos aleatórios eu
agradeço. Lembrem-se que sou leigo no Firebird :D

Falowww

Robson