Re: [firebase-br] Divisão de Banco, Performance!!!

Sex Jan 6 12:23:32 -03 2006

O FireBird trabalha com Páginas, e não existe nada semelhante à TableSpace
do Oracle.

Não há como definir ou alterar onde seus dados deverão ser gravados.

E aproveitando para corrigir alguns comentários, o FireBird NÃO divide os
arquivos sozinho!!! Se você chegar ao limite o seu banco pode corromper. E
não existe essa de limite do FireBird de 2 GB ou 4 GB!!! Isto é balela.

Então como eu sei qual é o limite de um arquivo do FireBird ??? Ele é o
limite para o "Tamanho Máximo" de um arquivo qualquer no Sistema de Arquivos
utilizado pelo Sistema Operacional. Ou, em outras palavras, quem limita o
tamanho é o sistema operacional e não o banco.

Ou seja Em Linux com Ext2 em 32 Bits e no Windows 9X rodando em FAT / FAT32
é de 2GB, no Windows NT, 2K/XP ao utilizar FAT/FAT32 é 4GB.

E Em Linux com sistema de arquivos de 64 bits ou no Windox NT/2k/XP
utilizando NTFS é de vários TB.

Dividir uma base em vários arquivos (se forem colocados no mesmo HD) não
melhora a performance, apenas melhora se cada arquivo estiver em um HD
distinto (redução do tempo de leitura).

Apenas para facilitar uma possível cópia, eu dividiria os arquivos a cada
1GB. Há bons tutoriais na Firebase explicando como criar (ou transformar) um
DB em vários arquivos.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase