[firebase-br] por que isso? Fetching Query results

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Sex Nov 11 22:34:34 -03 2005

ola Felipe,

Post By Felipe Sanches Pergher:
>[cut]
> Olá amigo Red, essa pesquisa que está acontecendo ali é bem simples, é
> de um numero de titulo ou sejá só existe 1 eu não uso o like para isso,
> e a tabela está com mais ou menos uns 70 mil registros, ou sejá não é
> muito.
> Antes essa pesquisa não fazia isso, foi ontem que começou a fazer isso.

putz, isso esta me cheirando um tanto quanto estranho ("existe algo de
podre em Gotham City, Batman!"...;o).

se ate ontem isso nao acontecia, deve ter alguma zica nessa tua historia
ae... eu sugiro que voce de uma verificada na integridade do teu banco
de dados, faça um backup/restore e tambem veja se nao existe algo de
errado a nivel de hardware, pois o IBObjects somente exibe essa msg que
voce esta recebendo quando a consulta eh beeem demorada...

em todo esse tempo que eu trabalho com o IBObjects eu somente vi isso
acontecer, essa msg ser exibida, em duas ocasioes... a primeira foi em
um select que eu fazia em uma tabela de um banco de dados que estava em
outra machine, sendo que essa outra machine que estava fazendo vez de
servidor era um eeeK-6 350 (ou parecido...;o), e a segunda foi quando eu
estava testando uma Stored Procedure Selecionavel bastante complexa, a
qual retornava bastante informaçoes, e tambem, em ambos os casos, isso
somente acontecia quando eu dava um "fetch all" na consulta, pois o
serviço de cache local do IBObjects facilita bastante a vida da gente
mesmo em selects extremamente demorados... apenas para voce ter uma
ideia, um select feito em uma SP que no IBExpert demora mais de uma hora
para retornar, dando a impressao de que tudo "congelou", o IBObjects faz
com que o resultado dessa mesma SP comece a retornar, ja exibe um
"resultado parcial" em um TIB_Grid, por exemplo, em 25 segundos...

> O IBO que estou usando é o 4,2i será que vai funcionar para passar as
> msgn em Português?

vai funcionar sim... para fazer a traduçao das msgs de retorno do
IBObjects nessa tua versao ae eh bem simples... eu peguei a dica da
pagina e estou colocando ae abaixo os passos a serem seguidos:

  1 - localize, na pasta onde voce fez a descompactaçao dos arquivos, a
pasta que eh o teu diretorio root na instalaçao, o arquivo
"IB_Constants.pas" e renomeie ele para qualquer outro nome, como, por
exemplo, "IB_Constants-English.pas" (Felipe, isso eh necessario porque
nessa versao do IBObjects que voce esta usando a unit "IB_Constants.pas"
eh unica... nao eh como na versao 4.5B, na qual ela eh uma copia da unit
"IB_Constants-en.pas").

  2 - na mesma pasta, copie o arquivo "IB_Constants-Brazil.pas" para
"IB_Constants.pas".

  3 - entre no delphi e, usando a opçao "Open", edite a unit
"IB_Constants.pas" e localize a observaçao //Version information, logo
abaixo da qual devera ter o seguinte codigo:
// Version information
IB_VERSION_MAJOR = '4';
IB_VERSION_MINOR = '2';
IB_VERSION_BUILD = 'I';
IB_VERSION_SUB_RELEASE = 'f TEST';

  4 - apague isso e substitua pelo codigo abaixo:
// Version information
IB_VERSION_MAJOR = '4';
IB_VERSION_MINOR = '2';
IB_VERSION_BUILD = 'I';
IB_VERSION_SUB_RELEASE = 'd';

antes de fazer esse ultimo passo, verifique se a versao do IBObjects que
voce tem em maos eh a 4.2Id... se por acaso for Ix ("x" <> "b"...;o),
coloque na ultima linha do codigo a "letra" que voce tem ae:
IB_VERSION_SUB_RELEASE = 'a';, IB_VERSION_SUB_RELEASE = 'b'; ou
IB_VERSION_SUB_RELEASE = 'c', etc e talz...

e apos isso, basta voce recompilar o IBObjects conforme os passos
constantes na pagina apontada por esse link ae abaixo que entao todas as
msgs de retorno do IBObjects que voce vai receber serao em sabor
portugues brasileiro...

boa sorte ae...

[]s
força sempre!!!
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects