[firebase-br] Problema no DBX

marlon david de souza marlon em sysmo.com.br
Qua Jun 15 07:36:55 -03 2005

Bom dia,

  Estou enfrentando um sério problema de lentidão no sistema resultante de
queda de performance do Firebird 1.5.
  Desconfio sériamente que o problema esteja sendo gerado pelo DBX.
  Peguei as seguinte informações em um cliente que pode dar uma idéia do
porquê do problema:

    - "gstat -h" realizado as 11:00:

      Oldest transaction    158333
      Oldest active            158334
      Oldest snapshot       158332
      Next transaction       164282

    - "gstat -h" realizado as 18:30:

      Oldest transaction    204405
      Oldest active            204406
      Oldest snapshot       158334
      Next transaction       263218

  Como podem ver, existe uma grande diferença entre a "OAT" e a "Next
transaction".

  Também é estranho que o contador "Oldest snapshot" esteja parado. Talvez o
problema esteja ali.

  Já revisei o sistema e não encontrei nenhum problema nas transação que são
abertas explicitamente. Eu acho que, pelo fato do DBX não ter autocommit,
isso esteja deixando o FB com transações aberta por muito tempo.

  Acredito que este problema seja de interesse de todos que tenham ou estejam
pensando em fazer um sistema de maior porte usando a DBX.

Sem mais,