[firebase-br] Re: Críticas ao DBExpress

Gastão Junior gastaojunior em gmail.com
Dom Jun 12 23:19:21 -03 2005

Obrigado pela colaboração de todos.

No meu caso, eu trabalho com três bancos de dados:
- SQL Server
- Oracle
- Firebird

Os dois primeiros na empresa e o último para projetos pessoais.

Na minha forma de desenvolver eu utilizo o ClientDataSet (CDS) para
composição de telas e os componentes de acesso ao banco (dbx, ado,
bde, mdo) ficam em um DM junto com a conexão. Justamente por utilizar
CDS a maioria das coisas que preciso são colocadas na instrução SQL
que vai para o banco de dados. Uma coisa chata é buscar valores de
Sequences e Generators, mas nada que uma função na resolva.

As transações deixo que o componente resolva ou quando preciso faço o
controle manualmente ...

Sobre o DBX utilizar uma DLL para fazer acesso ao banco de dados eu
nem esquento a cabeça, DLLs é uma forma de compartilhar códigos com
várias aplicações distintas. Alem de código, podemos pensar em
performace também, visto que ela é instânciada uma vez somente. Se eu
ficar com um pé atrás na utilização de DLL não poderei usar quase nada
no desenvolvimento (inclusive o firebird que tem uma DLL para fazer a
parte cliente gds32.dll ou fbclient.dll).

Nunca cheguei a instalar o IBO, dizem que é uma suite magnifica no
desenvolvimento com firebird. Para quem utiliza somente firebird, é
uma ótima opção.

Bom, fica aqui a minha contribuição. Gostaria de ser críticado para
deixar essa thread mais rica.

Abraços