[firebase-br] Imagens no banco

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Seg Fev 21 23:00:34 -03 2005

Caro Genésio

Tenho bancos de dados com mais de 3000 fotos de pessoas e a coisa
funciona muito bem. No nosso caso, temos o cuidado de padronizar o
tamanho das imagens em no máximo 120x150 pixels na interface de entrada,
pois muitos usuários estavam colocando imagens de câmeras digitais de
alta resolução com até 1,5 Mb e na hora de transitar com isso na rede
era um caos (além do tamanho do banco).
Outro cuidado é não trazer os BLOBs nas queries automaticamente. Só sob
demanda.
Já ouvi discussões sobre armazenar fora do banco pois o acesso via
arquivo (endereços no banco e imagens fora) é mais rápido. No seu caso,
com um volume de 50.000 imagens, o limite prático de 4GB no tamanho do
banco em alguns Sistemas Operacionais é um fator importante a se considerar.

Espero ter ajudado

Eduardo