[firebase-br] VB 6 com Firebird

Otto ottofuch em terra.com.br
Sex Fev 11 19:56:48 -03 2005

Uso Java com JDBC (JayBird) e Firebird 1.03.
Recebí hoje várias vezes a mensagem de erro
"Dynamic SQL Erro
SQL Error code=-104
Unexpected end of command"
Tinha copiado uma instrução SQL de outra classe para servir de modelo na que
estava desenvolvendo, e esquecí de comentar fora. Como não encontrou na
tabela atual a coluna (campo) da outra tabela que serviu de modelo (cola),
mandou a mensagem acima.
Não me parece nada sério ou assustador. Reveja sua instrução SQL.
[]'s
Otto

----- Original Message -----
From: "SOFTdiet" <softdiet em sercomtel.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, February 11, 2005 7:50 PM
Subject: [firebase-br] VB 6 com Firebird

Olá Pessoal,

Criei um banco no Firebird com uma tabela, um dos campos chama-se descrição,
tente fazer a conexão com o vb6 e não deu problema, o problema aconteceu
quando tentei abrir a tabela e deu o seguinte erro na linha rst.open:
Dynamic SQL Erro
SQL Error code=-104
Unexpected end of command
o código é:
   rst.Source = "SELECT GRUPOS.ID_GRUPO, GRUPOS.DESCRIÇÃO FROM GRUPOS"

   rst.ActiveConnection = adoConn
   rst.Open

Obs.: Se eu altero o nome do campo DESCRIÇÃO para DESCRICAO, não da erro !?

Será que o firebird é igual o dbase, não aceita nome dos campos com caracter
gráfico ?

Desde já obrigado,

Fauze José Jr