[firebase-br] Um help em DBX e Firebird

Antonio Carlos a.lima.silva em terra.com.br
Seg Abr 11 14:13:16 -03 2005

Prezados Companheiros de Lista, estou precisando de um help de quem puder
ajudar :

Desenvolvi até o momento em Delphi com IB/FB 1.0 x usando IBX, mas, creio
que com as novas versoes fatalmente essa "compatibilidade"deixará de
existir, assim optei por começar a desenvolver em DBX.
Estou tentando por padrao usar em todo o projeto o SQL Connection,
SQLDataSet, DataSetProvider e ClientDataSet, mas estou com uma serie de
dúvidas :
1- Transaçoes , no IBX eu iniciava e fechava as mesmas. usando estes
componentes isso é automático ?
2 - A maioria de minhas chaves primárias são varchar ( ex:  000001/05 ou
000001-7 ) no IBX eu disparava um generator e recuparava o valor , tratava o
valor numerico para string e quando do Insert tudo Ok, quando o ano mudava,
zerava o generator e iniciava uma nova numeracao. E agora ?  tenho que usar
um SQLQuery ou SQLStoreprocedure para retornar valores do generator antes do
ClientDataSet Gravar e ApplyUpdates ? ligo esses componentes adicionais ao
mesmo SQLDataSet que o ClientDataSet utiliza ou coloco outro ?

Desculpem se as perguntas forem "básicas" mas nos exemplos clássicos isso
não é abordado.

Se houver materias sobre o assunto, por favor enviem o link. Obrigado.

Antonio Carlos