[firebase-br] Varchar vs Blob ?

Evandro Bastiani evandrobastiani2 em hotmail.com
Seg Out 4 11:49:21 -03 2004

Eu tb estou com esse problema...
Será que o Compo blob em um banco Firebird cria um arquivo separado do
banco? Ouvi dizar isso uma vez.
Se eu não preenchar nada no campo blob, ele ocupará espaço em meu banco ?

----- Original Message -----
From: "Douglas Dallacqua" <vdallacqua em uol.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, October 04, 2004 8:56 AM
Subject: [firebase-br] Varchar vs Blob ?

pessoal,

seguinte, to desenvolvendo uma aplicacao onde tenho que guardar informacoes
adicionais de um determinado produto. essa informacoes sao muito variadas,
entao nao posso ter um campo especifico p/ cada caracteristica.

minha duvida e quanto a performance dos campos blob em rede p/ esse
tipo de aplicacao, ja que o sistema tera uma utilizacao intensa
de pesquisa por esses campos...
esse campo blob e um campo adicional de pesquisa, o campo principal
e o nome do produto...
entao as pesquisas seriam assim:
select * from produto where nome like 'PRODUTO A%' and campoblob like
'%15mm%'

qual melhor alternativa: varchar vs blob ?

[]s

Douglas