[firebase-br] servidor para FB

Glênio Côrtes Himmen glenio.himmen em bol.com.br
Qua Dez 15 10:22:17 -03 2004

Maglan,

Eu prefeiro a máquina 2 com o HD SCSI...

Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia
Rua João Batista de Toledo, 16, Setor Central
Aparecida de Goiânia-GO - CEP - 74.980-901, Fone: (62) 545-5818
Glênio Côrtes Himmen - glenio.himmen em bol.com.br

Conhecemos o amor nisto:
que ele deu a sua vida por nós, e
nós devemos dar a vida pelos
irmãos.

I Jo. 3:16
  ----- Original Message -----
  From: Maglan Cristiano Diemer
  To: FireBase
  Sent: Tuesday, December 07, 2004 9:17 PM
  Subject: [firebase-br] servidor para FB

  Pessoal,

  Tenho uma questões um pouco off-topic.
  É sobre um hardware preferido para o servidor firebird.

  O sistema operacional é Linux, e o FB é 1.5.2

  Primeira opção:
  - Dual Pentium III 1.0GHz
  - Motherboard ASUS CUV4X-D, FSB 133MHz
  - Memória, 2 pentes de 512MB, SDRAM
  (nesta opção roda o FB classic para usar os dois processadores)

  Segunda opção:
  - Pentium IV 3.0GHz com HyperThreading
  - Motherboard ASUS P4S800D, FSB 400 a 800MHz
  - Memória, 2 pentes de 512MB DDR com dual channel
  (nesta opção roda o FB super server)

  Número de usuários conectados: em média 30 usuários.
  Banco de dados em torno de 1GB

  Qual opção vocês usariam?

  Além dessa pergunta, teria outra questão.
  É sobre o HD para o servidor.
  Tenho duas opção:

  Primeira:
  HD SCSI Quantum de 15GB
  com controladora Adaptec SCSI 2940UW
  (este está rodando na primeira máquina)

  Segunda:
  HD IDE Seagate de 80GB 7200 RPM.
  (este está rodando na segunda máquina)

  Qual HD voces preferem?
  A taxa de transferencia do SCSI fica em 20MB/s
  e do IDE, em torno de 40MB/s.
  Sei que o SCSI é controlado pela controladora
  dele, deixando a CPU livre para outras tarefas.
  Por isso, no final das contas ele ainda seria compensador.
  Ou seja, a taxa de transferencia não é o único dado que
  deve ser utilizado na decisão da escolha.

  Enfim, o que acham?
  Qual máquina com qual HD?

  Maglan