RES: [firebase-br] Dbnavigator personalizado

DGP daniel.gratti em itelefonica.com.br
Sex Dez 10 08:57:24 -03 2004

Eduardo você utilizou a seguinte frase "Estes tipos de DataSets são
configurados a buscar somente X registros,
não trazem tudo como os TTable/Paradox."

Então se eu utIlizar por exemplo IBOQuery1.Lat, ele vai trazer para somente
o último registro não todo o BD, como no Paradox.

Obrigado

Daniel

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br
[mailto:lista-bounces em firebase.com.br]Em nome de Eduardo
Enviada em: terça-feira, 7 de dezembro de 2004 19:46
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: Re: [firebase-br] Dbnavigator personalizado

Olá Claudio Ferlin

Não é por ser FireBird que não funciona o RecordCount, mas o componente
de acesso a dados que vc está utilizando é do tipo ClientDataSet (Não
confunda com TClientDataSet).

Estes tipos de DataSets são configurados a buscar somente X registros,
não trazem tudo como os TTable/Paradox. Se vc observar bem, mesmo os
componentes  "Table" para acesso a bancos de dados Cliente Servidor, são
na verdade "TQueries" com SQL.text "SELECT * FROM MINHA_TABELA". Tudo é
Query - Não existe Table. Não se pensa em Entidade Tabela, mas Entidade
Linhas e Colunas onde estão as informações que eu quero.

Já respondi um outro Post seu te explicando sobre PackedRecords. Sugiro
que vc dê uma estudada nisto. Utilize o Help do Delphi sobre os
componentes que vc está usando. Dê também uma olhada no help sobre
DBExpress e ClientDatasets.

No site da borland e em outros relacionados a programação de banco de
dados tem muita coisa boa escrita a este respeito. É como eu te disse
anteriormente: Você vai ter que aprender a pensar Cliente/Servidor para
  ser feliz.

Utilizar Bancos de Dados relacionais pensando Paradox é uma fonte
inesgotável de frustrações. Você vai acabar blasfemando pros seus Netos
que o tempo do Paradox é que era bom !!!