[firebase-br] saber quanto de memória está sendo usado

Andreano Lanusse andreano.lanusse em borland.com
Qua Dez 8 14:05:29 -03 2004

Maglan,

uma processador HT não tem a performance de uma máquina DUAL.

O recurso HT engana o sistema operacional, fazendo com que o mesmo ache que
tem dois processadores, é melhor que um mono processado, mas não que um
dual.

FireBird classic definitivamente não usa o dual nem o HT, pode ter um
desempenho melhor por trabalhar com cache para cada conexão, mas não é
preparado para estes ambientes, ainda sim trabalhar com o FireBird em
máquina mono é melhor, assim como foi até o InterBase 6.5.

Quem tem máquina dual e faz backup/restore é melhor fazê-lo com o processo
do InterBase (até 6.5) ou FireBird em apenas um único processador do que nos
dois, será mais rápido em um.

Muitos usuários até InterBase 6.5 e FireBird tem e podem ter problemas neste
ambiente, em muitos casos desabilitar o HT na BIOS resolve, InterBase 7.x em
diante não tem problema algum em ambientes SMP inclusive HT.

[]'s
Andreano Lanusse

"Maglan Cristiano Diemer" <maglan em univates.br>
wrote in message news:41B71EB7.50407 em univates.br...
Carlos H. Cantu wrote:
> Até onde eu sei (e não sou expert em Linux), o Linux tem um
> gerenciador de memória que permite OverCommit, ou seja, uma aplicação
> pode requisitar 100MB de memória para o linux, e ele, mesmo sem ter
> essa memória disponível (em teoria), permite a alocação pela
> aplicação, pois ele acredita que mesmo a aplicação requisitando 100MB,
> ela não irá utiliza-los por completo.
>
> Outra coisa, quando não há memória disponível, o FB aloca menos do que
> o especificado pelo parâmetro de cache.
>
> Uma sugestão: A não ser que você tenha uma razão forte para usar o
> [...]

Sim, uso a versao classic por que tenho um servidor biprocessado.
Mas, como voce pode ter lido na minha outra mensagem, estamos
pensando em substituir o servidor biprocessado por um
P4 3.0GHz HyperThreading.

Este P4 é uma máquina nova que foi comprada para ser uma estação.
Nós estamos cogitando em colocar ela no lugar do servidor.

Inclusive, será que isso vale a pena? Trocar a primeira
opção pela segunda que está lista abaixo?

Primeira opção:
- Dual Pentium III 1.0GHz
- Motherboard ASUS CUV4X-D, FSB 133MHz
- Memória, 2 pentes de 512MB, SDRAM
(nesta opção está rodando o FB classic
para usar os dois processadores)

Segunda opção:
- Pentium IV 3.0GHz com HyperThreading
- Motherboard ASUS P4S800D, FSB 400 a 800MHz
- Memória, 2 pentes de 512MB DDR com dual channel
(nesta opção penso no FB super server, mas parece
que o resultado da versão classic em processadores
HT está melhor do que a versão super server)

Maglan